Como Sair das Dívidas? Confira 7 Dicas Poderosas Aqui!

Sharing is caring!

Com o orçamento apertado todo mês e as despesas recorrentes que precisam ser pagas, muitas pessoas ficam sem saber como sair das dívidas. Parece que a situação está tão apertada que não há muito o que fazer.

Contudo, é possível sair do endividamento, colocando em prática algumas dicas poderosas. Confira!!

Como sair das dividas com essas 7 dicas poderosas

1.    Saiba exatamente quais são seus gastos e rendimentos

A primeira coisa que você precisa fazer é organizar seus gastos e receitas. Afinal de contas, não tem como sair das dívidas sem saber exatamente quanto você ganha e gasta por mês.

Somente fazendo esse balanço, será possível ver quais despesas podem ser cortadas ou não do seu orçamento mensal.

2.    Defina quanto você pode reservar todos os meses para o pagamento das dívidas

Uma vez que todas as suas despesas e rendimentos estiverem organizados em uma planilha, avalie quanto é possível reservar para o pagamento das dívidas.

Se você não conseguir cortar nenhum gasto para que esse dinheiro sobre, então é necessário achar uma fonte de renda extra.

Quem sabe desapegar de roupas e objetos que você não usa mais, fazer conteúdos para a internet, ou até mesmo revender cosméticos ou suplementos.

3.    Renegocie dívidas

A terceira dica sobre como sair das dívidas é renegociá-las, principalmente se você conseguiu economizar um bom montante. As cobradoras têm como principal objetivo quitar o valor e para isso elas podem dar uma série de descontos, principalmente se o pagamento for à vista.

4.    Evite ao máximo parcelamentos, cartões de crédito e empréstimos

O seu objetivo principal é saber como se livrar das dívidas. Logo, você deve evitar ao máximo coisas que irão gerar mais dívidas, como cartões de crédito, parcelamentos e empréstimos.

Tente pagar suas compras somente à vista, pois dessa forma estará evitando que parte do seu dinheiro seja gasto com pagamento de taxas e juros de banco.

5.    Pague as dívidas maiores e com mais juros primeiro

Muitas pessoas focam nas dívidas pequenas por serem mais fáceis. Contudo, o ideal é você avaliar quais são as maiores, e com mais juros. Isso porque são justamente essas que poderão se transformar em bolas de neve.

O mais indicado é reunir todas as suas dívidas e olhar, uma a uma, para saber quais tem os juros maiores.

6.    Corte despesas

Despesas sempre podem ser cortadas ou reduzidas. E a maioria desses cortes pode acontecer através de pequenas mudanças de hábito.

Por exemplo, o chuveiro é o item que gasta mais energia nas residências brasileiras. Se todos da família reduzirem o tempo do banho para 5 minutos, é possível obter uma economia de até R$ 60 por pessoa.

Você também pode cortar despesas como alimentação fora de casa. Para isso, é só começar a levar sua própria comida, que, além de mais econômica, será mais saudável.

7.    Disciplina acima de tudo

A disciplina é um dos principais fatores para você acabar com o endividamento. Se você não tiver ela, continuará a fazer contas e mais contas e, assim, viver nesse ciclo eterno de gastos.

Por isso, mantenha o foco e tenha autocontrole. Você pode e tem condições de deixar o endividamento para trás, principalmente se colocar em práticas essas dicas sobre como quitar suas dívidas!

Avalie

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *